sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Piscicultor produz 4 mil quilos de peixe ao ano e comercializa dentro de sua propriedade


O piscicultor Pedro Alencar da Silva, conhecido em Cruzeiro do Sul por, Seu Doca, mora na Vila Assis Brasil, a cerca de 35 quilômetros da cidade. Ele decidiu construir o primeiro açude em sua propriedade rural e em seguida aproveitando a mesma correnteza de água, construiu o segundo açude e mais 7 tanques.
Toda engenharia é do próprio piscicultor. Ele usou a experiência que acumula como operador de máquinas pesadas, para aplicar na construção dos tanques que funcionam normalmente. Em cada espaço é criada uma espécie diferente de peixe, entre elas, pacu, piau, pirapitinga e matrichâ.
Seu Doca não contrata trabalhador, conta apenas com a ajuda da mulher e três filhos. Um trabalho em família que vem surtindo efeito. A produção anual chega a 4 toneladas de peixe, o que representa um valor bruto em dinheiro de R$ 40 mil, aproximadamente.
O piscicultor é uma pessoa muito gentil, sabe receber os clientes. A produção dele, não passa pela mão de atravessador, todo peixe é vendido dentro da propriedade. “Nós oferecemos o serviço de pesque e pague, mas quando o cliente não consegue o peixe que quer, nós capturamos e ele sai daqui com o peixe vivo. Alguns preferem assar e comer aqui mesmo”, diz sorrindo.
Na Vila Assis Brasil, os piscicultores são organizados em uma associação que recebe o apoio do Governo do Estado, principalmente no serviço de açudagem. O lugar já é visto como um dos grandes produtores de peixes da Região do Vale do Juruá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário