quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cruzeiro do Sul tem 15 casos conhecidos de AIDS

Coordenação do Programa de DST/AIDS alerta que muitos outros casos podem existir na cidade sem o conhecimento das autoridades.

A procura por novos casos de AIDS que podem estar ocultos em Cruzeiro do Sul pode ter êxito, em eventos como o desta quinta-feira, 1º de dezembro, dia mundial de combate a doença. Na Praça Central da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de DST/AIDS vai realizar durante todo dia, testes rápidos de H&V.
De acordo com Sandra Abensur, coordenadora do programa de DST/AIDS, a intenção é identificar possíveis novos casos, que ainda não chegaram ao conhecimento do serviço de saúde e que podem estar servindo como fonte de transmissão. “Temos 15 casos conhecidos, mas estamos à procura de muitos outros que não chegaram ao nosso conhecimento”, diz.
O laço vermelho que é o símbolo da AIDS será colocado na catedral para chamar a atenção da sociedade para tomar os devidos cuidados no sentido de se proteger da doença.
As famílias das pessoas soropositivas estão em processo de tratamento. O Programa DST-Aids atua com médicos, enfermeiros e psicólogos, para atender as famílias desses pacientes, já que em alguns casos, as famílias não aceitam que uma criança possa nascer infectada.
O crescimento da atividade sexual entre idosos, a partir dos estimulantes sexuais disponíveis hoje no mercado, como o Viagra, por exemplo, é uma preocupação da equipe de saúde do município, já que os idosos não têm o habito de usarem preservativos para evitar a transmissão das doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário