segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Morre mais uma vítima de doença desconhecida em Mãncio Lima


A aposentada Glória Andrade Dias, 72 anos, foi a mais recente vítima de uma doença de causa desconhecida que atinge dezenas de pessoas de uma mesma família no município de Mâncio Lima.
As pessoas atingidas pela doença começam perdendo a coordenação motora, os movimentos dos braços e das pernas ficam comprometidos e o caminho é a cadeira de rodas.
Segundo os exames aos quais alguns desses pacientes foram submetidos, inclusive em grandes centros como São Paulo e Brasília, eles sofrem de atrofia do cerebelo, que é a parte posterior do cérebro responsável pela coordenação dos movimentos do corpo. O que ainda não se sabe é o que causa a doença que se transformou em um drama que parece não ter fim, para os membros da numerosa família.
A doença em Dona Glória se manifestou da mesma forma. Ela perdeu os movimentos gradativamente e da cadeira de rodas, passou para cama, perdeu a fala e há cerca de dois meses acabou falecendo, mesmo com a luta dos familiares em busca de solução no serviço de saúde pra salvar a vida da matriarca da família.
Cerca de 500 pessoas ligadas ao mesmo grupo familiar desenvolvem as mesmas sintomatologias, segundo o serviço de saúde municipal. Este ano já é a segunda pessoa da família que morre com a doença.
Os familiares vivem aflitos, porque o caso parece não ter solução. O  ex-secretário de saúde, Osvaldo Leal, disse que materiais colhidos nesses pacientes foram enviados para um laboratório no Rio Grande do Sul, mas até hoje eles não tiveram nenhuma resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário