O número de casos de Aids nesses dois municípios do interior do Acre é extremamente preocupante. A constatação é da Apahc (Associação dos Pacientes de Hepatite do Acre) que realizou exames que mostraram também que Sena Madureira vive um surto de hepatite do tipo “B”.
Em Sena foram registrados 24 pessoas com Aids, mas a situação é mesmo assustadora em Manoel Urbano, onde foram confirmados 19 portadores do vírus HIV. O município tem uma população quase cinco vezes menor que Sena Madureira. Para cada caso registrado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estipula a existência de pelo menos outros dez.
O município de Sena Madureira registra também registra um surto de Hepatite “B” e Delta. O alerta é do médico infectologista Alan Areal, um dos homenageados pela Aphac, na sexta-feira, 16. Segundo ele, já foram registrados no município 320 casos, 40 deles só na última semana.
Alan Areal é responsável pelo controle dos casos nos municípios do interior do Estado. Em Sena Madureira, faz em média duas visitas por semana. Foi através de testes preventivos realizados pela Aphac que os casos foram detectados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário