domingo, 4 de dezembro de 2011

Em MS, pedestres aprovam multa a motoristas que desrespeitam faixa

Segundo a polícia, mais de 50 multas já foram aplicadas em Campo Grande.
Comandante da Ciptran afirma que lei está sendo regulamentada.


Soldado orienta pedestres a atravessar a rua na faixa (Foto: Alexandre Duarte/G1 MS)
1 comentário
Soldado orienta pedestres a atravessar a rua na faixa (Foto: Alexandre Duarte/G1 MS)
Desde o dia 1º de dezembro, equipes da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) intensificaram as fiscalizações para multar motoristas que não respeitarem a travessia de pessoas na região central de Campo Grande. A inciativa agradou pedestres ouvidos pelo G1.
“Concordo com a iniciativa. Os motoristas precisam aprender a respeitar os pedestres para que possamos atravessar a rua sem ter medo”, afirmou Eloína Melo, de 59 anos.

“Nem imaginava que fazer um simples gesto poderia ajudar para atravessar a rua. Agora que aprendi, vou orientar os meus filhos”, afirmou Deuzélia da Silva, de 38 anos, que recebeu a orientação dos policiais de trânsito.O soldado da companhia, Douglas Torres Moretti, explica que o pedestre precisa sinalizar a intenção de atravessar. “O recomendado é que o pedestre faça um gesto, que demonstre a intenção de cruzar a via”, diz.
O taxista Fernando de Souza, de 40 anos, concorda. “Eu dirijo cerca de 10 horas por dia, mas quando saio do táxi, também passo a ser pedestre. Todos nós somos pedestres uma hora ou outra, por isso acredito que tem que existir o respeito e ele deve vir das duas partes”, enfatizou.
O comandante da Ciptran, Alírio Vilassanti, explicou que a lei que prevê a preferência do pedestre durante a travessia nas ruas sempre existiu, desde que o Código de Trânsito Brasileiro foi feito. “O que estamos fazendo agora é a regulamentação e a aplicação dessa lei”, afirmou.
Multa
Segundo a Ciptran, mais de 50 multas já foram aplicadas a motoristas que foram flagrados desrespeitando pedestres. A infração é classificada como gravíssima e pode chegar a R$ 191,54, com a perda de sete pontos na carteira de habilitação (CNH). Já para as infrações cometidas contra o pedestre em locais onde não há a faixa, a multa pode chegar a R$ 127,69, com a perda de 5 pontos na CNH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário